quinta-feira, 30 de junho de 2011

Com direitos conquistados homofobia terá fim?‏

A homofobia é vista como uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a bissexuais, lésbicas e gays. Suas características são o desprezo, antipatia, preconceito, aversão e medo irracional. Ela é considerada como comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual. A homofobia é como o racismo, na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negando a sua humanidade, dignidade e personalidade.

Segundo pesquisa realizada pela UNESCO, Vitória é a capital mais homofóbica do País. Essa pesquisa mostrou a dificuldade entre alunos e professores em aceitar colegas homossexuais. Tal homofobia é tamanha que as atitudes para com os homossexuais vão de agressões, olhares de repreensão, ataques físicos, culminando em ofensas que levam até a morte. Isso tudo apenas por sua orientação sexual, apenas por não serem heterossexuais.

Diante os fatos, pessoas com a orientação sexual diferenciada dos heterossexuais buscaram seus direitos, dando uma grande importância a sua moral e dignidade, correram atrás do “prejuízo” de uma era marcada pelo preconceito. Esse povo de garra lutou para defender sua honra e sua independência, conseguindo o reconhecimento do STF para a união homoafetiva, por unanimidade.

Depois dessa grande conquista os casais homossexuais conseguiram os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira já estabelece para os casais heterossexuais. Além do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família perante a lei.

O reconhecimento legal dessa união torna praticamente automáticos os direitos que hoje são obtidos com dificuldades na justiça e põe fim a discriminação legal dos homossexuais. Esse reconhecimento pelo tribunal corresponde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendia e cuja liberdade foi oprimida.

Graças a luta determinada dos homossexuais seus direitos foram atendidos e reconhecidos, dando-lhes o direito de receber pensão alimentícia, de ter acesso a herança do companheiro em casos de morte, eles podem ser incluídos como dependentes em plano de saúde, adotar filhos e registrá-los em seu nome e etc. Como entidades familiar, essas pessoas passam a ter proteção do Estado.

Os homossexuais devem se orgulhar de tal conquista, com o tempo e com a esperança eles vão moldando e mudando o que a séculos atrás jamais seria mudado.

Para eles essa conquista deixou de ser uma simples questão de interesse, e transformou-se em uma questão de dignidade e de caráter, colocando em jogo a afirmação ou o abandono de sua personalidade.

Um grande passo já foi dado, uma grande batalha foi vencida, mas a guerra ainda é longa e os homossexuais estão apenas começando a lutar pelos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário