terça-feira, 1 de março de 2011

O que diria Jhering???

 



 Como sugeriu o professor Osly Neto, o que diria Rudolf Von Jhering a respeito do "poema em linha reta" de Alvaro Campos, tão bem recitado pelo Osmar Prado.

3 comentários:

  1. Creio que a resposta para esse excelente texto de Alvaro Campos(Fernando Pessoa) seria melhor traduzida "Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficar ancorados que eles foram criados." de que vale a lei se falta aos homens o sentimento de justiça??? em comparação com o vídeo" poema em linha reta" segundo a concepção de Jhering, não adianta reclamar e não fazer nada para que faça valer o seu direito.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Suponho que Jhering gostaria bastante do poema em linha reta, de Álvaro de Campos, uma vez que ele contesta a alienação em que vivemos. Em seu livro, Jhering disse que "a justiça sustenta numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que serve para o defender", no entanto vivemos sempre escondidos atrás da espada sem nos preocuparmos com a balança e consequentemente perdemos nossa identidade.
    O gosto pelo vencer sempre e em quaisquer situações desenvolve nossos "AVATARES" vencedores enquanto a nossa carcaça humana e errante fica abandonada em algum lugar.

    Como disse o poeta Álvaro de Campos:
    " Arre, estou farto de semideuses!
    Onde é que há gente no mundo?"

    Não há dúvida que Rudolf Von Jhering e o heterônimo de Fernando Pessoa se complementam em seus ideais de mundo.

    E a propósito, ótima atuação de Osmar Prado, e quanto ao Poeta Fernando pessoa, sem comentários...


    ...

    ResponderExcluir