sábado, 5 de março de 2011

Eutanasia no Brasil e no Mundo

Um assunto tambem polemico nos dias de hoje é o caso da Eutanasia.
Estava pesquisando sobre o assunto para a materia de Integradora se nao me engano, e surgiram varias duvidas.
A Eutanasia para aqueles que não sabem é o ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis. Existem 4 tipos de eutanasia, a voluntária e a involuntária, e a passiva e a ativa. Na ativa, o paciente recebe uma injeção ou uma dose letal de medicamentos, a passiva foi a que matou Eluana Englaro, uma Italiana morta em 2009, cuja alimentação foi suspensa. A diferença entre eutanásia voluntária e involuntária está na participação do paciente. Numa, ele coopera, tomando parte da decisão. Na outra, a ação é praticada sem o seu aval ou mesmo sem o seu conhecimento.
Lendo algumas noticias do assunto na internet, fica dificil esclarecer o que é melhor ao paciente, sao muitos os argumentos de quem
acha melhor matar e de quem acha melhor ter a vida independente da situaçao do paciente.
No Brasil a pratica é ilegal, tanto que o Brasil nao tem nenhum caso ate hoje, legalmente falando. A Holanda foi o primeiro país a aprovar a Eutanasia, dentre os muitos que hoje ja aprovaram.
Já ouvir casos de que pessoas passaram anos e anos em coma e depois tornaram a viver normalmente. é bem dificil tomar posição
no assunto. Gostaria de saber o ponto de vista de voces em relaçao a Eutanasia.


Paula Barbarioli 1-B
(05/02/2011)

Um comentário:

  1. Excelente texto, Paula. Se não me engano há um projeto de lei, tentando tornar legal a eutanásia no Brasil. Há um filme espanhol interessante, chamado "Mar adentro", baseado em fatos reais, que conta a história de um sujeito tetraplégico que "luta pelo direito" de tirar a própria vida. Parabéns.

    ResponderExcluir