quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Parecer sobre o texto “cotas raciais, a discriminação autorizada"

Assim como aqueles que lutam pela legalização da maconha, um dia a comunidade negra também lutou por seus ideais, e a criação das cotas surgiu com intuito de incluir.
Dessa forma, é  hipócrita a sociedade que defende a liberação de drogas mas que tenta abolir uma conquista legitimada e alcançada com dignidade como as cotas. Ademais, é ingênuo cogitar que o governo possa investir em educação básica de qualidade, uma vez que depois de muito se discutir sobre o assunto, nada foi feito. Logo, a concessão de cotas em universidades proporciona a muitos a concretização do sonho de cursar o ensino superior.  
Vale ressaltar que o discurso de existir distinção entre o desempenho acadêmico dos alunos negros dos demais alunos é uma posição extremamente equivocada e preconceituosa tendo em vista que o resultado final da avaliação do professor se dá pelo esforço de cada aluno. O mesmo vale para a afirmação de que alunos cotistas representam a “massa de profissionais de segunda linha”, a formação de um bom profissional depende é claro de uma instituição responsável, mas acima de tudo, do comprometimento do aluno. 
Quanto ao sistema burocrático das cotas, sinceramente, não vejo problema  para um pobre atestar que é pobre, tendo em vista que, não possuir condições para arcar com a própria educação não é vergonha para ninguém. Deve-se destacar que também  não existe nenhum problema para um negro provar que é negro se de fato é.
Por fim, como já apontado por uma colega neste blog, as cotas são apenas uma pequena ajuda para aqueles que estudaram, lutaram por uma vaga em um curso superior, alcançem seus objetivos. Isso porque, a negligência do Estado com a educação pública proporciona desvantagens na disputa entre alunos que cursaram o ensino básico na rede pública contra os da rede particular. E isso é fato.
Daniele  2ºB

Nenhum comentário:

Postar um comentário