terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cotas para Minorias

Olá

Gostaria de pedir que a nossa colega que nos esclarecesse o que ela quis dizer com a seguinte afirmação:

"Esse é um desafio que precisa ser vencido, e acredito que o governo ao invés de criar uma massa de profissionais de segunda linha devesse investir em um ensino de qualidade antes mesmo que se pense em faculdade"

Como assim " profissionais de segunda linha"? Se estão fazendo o mesmo curso, com os mesmo profissionais?? Lembrando que o aluno bolsista ou cotista (como queira chamar) não " caiu de paraquedas na faculdade" ele teve que enfrentar uma seleção e graças ao sistema de cotas teve uma pequena vantagem para ingressar no ensino superior. Não significa que esse aluno seja um "aluno de segunda categoria" como a senhora claramente afirma em seu texto.

E a questão de ser criado um ensino de qualidade, é uma questão que vem sendo administrada de forma irresponsável pelos nossos governantes. Assim sendo, creio que vamos esperar muito por um ensino básico, fundamental e médio público que de condições a um cidadão negro e pobre, que já tem que encarar inúmeras dificuldades e preconceito,entrar no ensino superior.

Sim, existem muitos negros em cargo de chefia. Mas se virmos a história de vida de cada um deles, poderemos perceber as dificuldades que foram enfrentadas para que pudessem chegar lá. Será que não teria sido menos árdua a estrada  se  tivessem tido uma "ajuda" para ingressar no ensino superior?

Será que não entendem que o sistema de cotas raciais, sociais ou economicas podem dar a chance a outras pessoas( negras, pardas, indias e pobres) de chegar lá?

Obrigada.

Rosyhirlandia Bittencourt Freitas

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