terça-feira, 31 de maio de 2011

Lourival Vilanova





Lourival Faustino Vilanova, ou simplesmente Lourival Vilanova, nasceu em 7 de agosto de 1915, em Caruaru, no Agreste do Estado.

Graduou-se no Recife, em 1942. Em seguida, tornou-se mestre e doutor pela mesma Universidade Federal. Mais tarde, atuou como professor catedrático da instituição. Foi docente também em cursos de pós-graduação, lecionando Teoria Geral do Direito, Teoria Geral da Constituição, Teoria da Ciência, Lógica e Hermenêutica.

Trabalhou em universidades nacionais e estrangeiras, como a PUC-SP, a Faculdade de Direito de Lisboa e a Universidade Nacional de Buenos Aires. Foi também membro da comissão instituída pelo Ministério da Educação para elaborar o currículo mínimo do Curso de Direito, além de desempenhar relevantes funções administrativas, entre elas, a de secretário de Educação e Cultura de Pernambuco e a de diretor da Faculdade de Direito do Recife.

Autor de diversas obras, destacam-se as que versam sobre Lógica e os escritos sobre estudos filosóficos e jurídicos. Citamos: Causalidade e Relação no Direito e Estruturas Lógicas, Sistema do Direito Positivo, e As tendências Atuais do Direito Público.

Vilanova foi também Procurador Geral do Estado, Consultor Geral do Estado, conferencista e palestrante de vários congressos e eventos em geral. Seu pensamento ainda exerce extraordinária influência, principalmente no campo do Direito Público.

Recebeu convite para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal no governo Castelo Branco, o qual declinou por motivos pessoais. O mestre foi agraciado com inúmeras honrarias, entre elas a Comenda de Barão do Rio Branco, concedida a homens que prestaram serviços relevantes à nação. 

Fonte: http://www.ufpe.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário